segunda-feira, agosto 01, 2011

Batons da NYX – dicas, resenha e (muitos!) swatches


Já tem muito tempo que eu venho enrolando pra fazer este post, por falta de coragem pra fazer as fotos (tem vários futuros posts na mesma situação…). Pra quem nunca tentou, tirar foto de batom é uma desgraça. A cor nunca fica igual de uma foto pra outra, e nenhuma fica igual ao batom ao vivo. É preciso luz natural, e um dia nem muito ensolarado nem muito nublado. Respirei fundo e aproveitei o fim de semana pra fotografar TODOS os meus DEZ batons da NYX. Com direito a foto da bala, swatch no braço, nos lábios, e foto de rosto inteiro.
Foi muito traumatizante, hahahaha, então por favor sejam gente boa me dêem um tapinha nas costas ao final do post, rsrs.
Porque né, se é pra fazer, vamos fazer direito! Procurei muitos swatches na net quando estava escolhendo quais batons comprar e posso dizer que praticamente nenhum me deu uma referência precisa das cores que selecionei. De que adianta fazer swatch de batom rosa na luza amarela, e ele sair laranja na foto? Mais atrapalha que ajuda, pô. Pra fazer swatch que nem meu traseiro, prefiro nem fazer.
As fotos que coloquei aqui estão, a meu ver, bem fiéis às cores verdadeiras dos batons.
Antes de mostrar as cores, vou aproveitar pra deixar uma dica sobre os batons da NYX: evitem as cores claras. Mesmo (já explico).
Os batons da marca têm uma textura totalmente diferente de todos os batons que eu encontrei até hoje. Eles são extremanente cremosos, bem (MUITO!) molinhos mesmo. Mal encostou na boca, já pintou. Mas não escorrem nem saem do contorno.
O cheiro/gosto é doce metálico e – sendo sincera - me incomoda bastante na hora da aplicação. Já disse várias vezes aqui que odeio batom fedido, né? O NYX não é dos piores, mas eu classifico o cheiro como ruim, sim. Mas uma vez nos lábios, não sinto mais. Vai embora logo em seguida, e por isso – só por isso - eu consigo abstrair. São 2 segundos de irritação pelos benefícios que ele traz.
Todos contém bastante pigmento. Mesmo os mais claros, raramente são transparentes. Essa característica torna excelentes os batons em tons médios e escuros, pois basta uma quantidade mínima (em geral, uma única passada resolve) pra colorir a boca e ficar perfeito.
No entanto, alguma coisa na textura e pigmentação desses batons faz com que as cores claras tenham um aspecto de corretivo e não tenham uma aplicação uniforme. A cobertura fica opaca mas cheia de falhas. A solução seria aplicar mais camadas mas, por ser fininho e cremoso demais, quando a gente tenta fazer isso o produto se acumula nos sulcos dos lábios e fica muito feio. Aí sim, corre-se o risco de o batom escorrer.
Então, resumindo: com essa fórmula, menos é mais. Batom demais fica pegajoso, feio, com aparência desleixada (sei lá, fica parecendo que vc passou maionese na boca). E as cores claras não dão um bom resultado com menos de 3 ou 4 camadas, então… Cor clara = FAIL.
Em compensação, notei uma coisa curiosa comigo, que tenho lábios finos e evito cores escuras: os batons da NYX são os únicos cujas cores escuras eu consigo usar. Não sei explicar bem o porquê.
Talvez seja essa coisa de bastar uma camada fina e o fato de não escorrerem (um dos meus pânicos de batom escuro é que eles borrem e saiam do contorno dos lábios).
A seleção de cores me agrada bastante. Ao mesmo tempo em que eu olho pra coleção permamente da MAC e gosto de meia dúzia de cores (ou acho as cores muito comuns, ou nada usáveis), eu poderia fazer uma seleção de pelo menos 20 cores da NYX que eu acho super convidativas.
Outro aspecto interessante é que eu nunca tive a impressão de que eles parecem mais escuros nos meus lábios do que na bala (coisa bastante frequente em outras marcas). Ou ficam da mesma cor, ou até mais claros. E, para quem tem lábios finos e morre de medo de cor (como eu), isso é uma dádiva. Dá pra ir experimentando e ficando mais ousada aos poucos.
E é isso que eu venho fazendo.
Os batons que eu vou mostrar aqui pra vcs são:
  • Circe
  • Pumpkin Pie
  • Ceto
  • Hades
  • Indian Pink
  • Thalia
  • Heather
  • Doll
  • Electra
  • Snow White
No final, dou uma descriçãozinha sobre o Frappuccino, que já tive mas dei para minha mãe, e o Tea Rose, que já experimentei.
Então, vamos às fotos:
Sem flash:
Circe, Pumpkin Pie, Ceto, Hades, Indian Pink, Thalia, Heather, Doll, Electra e Snow White

Com flash:
Circe, Pumpkin Pie, Ceto, Hades, Indian Pink, Thalia, Heather, Doll, Electra e Snow White

Em close:
Circe, Pumpkin Pie, Ceto, Hades, Indian Pink e Thalia

Em close:
Indian Pink, Thalia, Heather, Doll, Electra e Snow White

Swatches na luz natural:
Circe, Pumpkin Pie, Ceto, Hades, Indian Pink

Swatches com flash:
Circe, Pumpkin Pie, Ceto, Hades, Indian Pink

Swatches na luz natural:
Thalia, Heather, Doll, Electra e Snow White

Swatches com flash:
Thalia, Heather, Doll, Electra e Snow White

Nos lábios:
Circe
Eu não gosto dessa cor. Acho que tem um fundo acinzentado e amarelado que deixa a pessoa apagada. Existem outras opções de batons nude tão claros quanto que não têm esse resultado. Notem que a cobertura apresenta o problema que falei. Nesta foto, foram usadas 3 camadas.


Pumpkin PieO Pumpkin Pie é um nude com um tiquinho de cor, puxado pro pêssego. Não fosse a cobertura que também é falha, eu não teria problema com ele.


Ceto
O Ceto tem boa fama e é bonitinho, mas não tem nada de muito original. É um batonzinho cintilante lugar-comum, daqueles que quase toda marca tem uma versão parecida. Não me entendam mal, acho que é um batom legalzinho. Mas pela reputação, esperava algo mais único. É um tiquinho de nada transparente, mas na boca mal se nota.


Hades
Na bala e na mão parece bem mais escuro que o Ceto, achei que seria um bom marrom neutro. Mas na boca, ficam mais ou menos a mesma coisa. Não são iguais mas são bem similares, não vale a pena ter os 2. É menos cintilante que o Ceto.


Indian PinkA cor é absolutamente linda. Um coral rosadinho com micro-brilhinhos dourados. Ao mesmo tempo que é bem vivo, é também meigo o suficiente pra ser usado no dia-a-dia. O problema continua sendo a cobertura. Apesar de ter mais cor e não ser tão claro, ainda apresenta os mesmos problemas. Na foto abaixo nem parece muito, mas em questão de 5 minutos a cor acumula toda nos vincos dos lábios e ele vai ficando desigual.


Thalia
O Thalia é bem mais claro na boca no que aparenta no swatch no braço e do que eu julgava pelas fotos que vi na net. É um rosa cor-de-boca de fundo frio (e um tiquinho acinzentado) que eu acho que deve ficar bem em muita gente. É um ótimo batom neutro pro dia-a-dia, ou quando vc não quer pensar muito na cor que vai usar. Vai com tudo.
(a cor está mais fiel na foto de rosto inteiro).


Heather
O Heather é um rosa/malva, e é um dos meus preferidos. Não só da NYX, mas de todos os meus batons, porque a cor é perfeita. Neutro e super usável, mas ao mesmo tempo dá uma corzinha de saúde aos lábios. Dá para ir a qualquer lugar com ele, a qualquer hora do dia ou da noite. Basta passar uma camada, e tá tudo certo: cobertura perfeita.


Doll
Esse me surpreendeu. Me assustou na bala, e também me assustou nos swatches que vi pelos blogs. Mas resolvi arriscar mesmo assim, e não me arrependo: é meu segundo favorito. O Doll é um rosa-goiaba queimado (vcs não amam minhas descrições de cor? rsrs). Ele é escuro e, ao mesmo tempo, não é. Sei lá, difícil explicar. A cor é bastante viva, mas não fica exagerada, e é super usável.


Electra
O Electra é um batom vermelho. Ponto. Não puxa nem pro amarelo nem pro azul, é o vermelhão clássico, aquele que é eterno e que dá medo também. Pra quem gosta de batom vermelho, se joga, porque simplesmente não tem como errar. Pra mim, é um pouco demais. Acho divino, mas não tenho coragem. Pra tutoriais eu acho bacana, mas pra sair na rua ainda não dá. Na foto, tá aplicado (meio de qualquer jeito) direto da bala e com uma única camada.


Snow WhiteEsse foi outro que me enganou demais pelos swatches na internet. Ele muito mais escuro do que eu esperava. Não é vinho, é um vermelho queimado mesmo, que na bala parece até um pouco marrom (mas não é). É um vermelho fechado mas, dependendo da luz, dá pra notar um fundo levemente azulado. Estranhamente, eu me sinto mais confortável com ele do que com o Electra, que é mais aberto. Nunca me imaginei usando um batom desta cor, mas este eu já usei pra sair de casa e recebi elogios. :)



Outras cores que experimentei foram o Frappuccino e o Tea Rose.
O Frappuccino é um marronzinho claro cor-de-boca, que em mim ficou meio sem graça porque já tenho zilhões de batons parecidos. Mas minha mãe gostou, então dei o meu pra ela. A cobertura dele é boa, a cor é meio universal.
O Tea Rose é um rosa claro/médio de fundo quente, que em mim puxou muito pro amarelo. Não gostei, na minha pele ficou parecendo batom de velha. Mas a cobertura também é boa.

Bom, é isso! Como eu não consegui decidir se era melhor tirar foto de boca fechada ou sorrindo, fiquei no meio do caminho e dei um sorrisinho amarelo. rsrs
A aplicação não está das mais caprichadas, mas acho que não prejudica a visualização das cores, né? ;)

Make:
Base Revlon ColorStay Mineral Mousse – Medium Deep
Corretivo Maybelline Super Stay Concealer 24h – Deep Beige
MAc Blot Powder – Medium Dark
Sombra MAC All That Glitters
Máscara Eyeko Big Eyes
Blush Jordana Cocoa
Duo Contém 1g para sobrancelhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário